Novo exame pode identificar Covid-19 no sangue em 20 minutos


Cientistas da Universidade Monash, na Austrália, conseguiram criar um exame capaz de identificar a  Covid-19 em 20 minutos por meio de amostras de sangue. Segundo eles, a invenção é inédita e pode detectar se o paciente teve contato com o vírus mesmo que esteja recuperado.

Os pesquisadores agora estão em busca de patente para registrar a invenção. Dessa maneira, esperam conseguir apoio comercial e governamental para iniciar a produção e comercializar o teste.

O BioPRIA e o Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash lideraram a descoberta, em parceria com cientistas do Centro de Excelência ARC em Ciência Convergente BioNano e Tecnologia (CBNS).
"As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo", foi afirmado pelo grupo em publicação na revista científica ACS Sensors.
Os cientistas seguem afirmando que, por hora, centenas de amostras de sangue podem ser testadas. Eles ainda afirmam que a invenção é apta para conseguir captar se o organismo criou anticorpos após a vacinação, quando houver uma.
O teste analisa aglutinações ou agrupamento de glóbulos vermelhos, efeitos da Covid-19 na corrente sanguínea .

Postar um comentário

0 Comentários

×