Header Ads

Desafio 27 Dias Para Secar

Breaking News

Secretário-geral da ONU manifesta preocupação com nova ameaça nuclear

 

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, disse estar “profundamente preocupado” com o anúncio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sobre uma possível retomada de testes nucleares e balísticos, segundo Stephane Dujarric, porta-voz da instituição internacional.
Em comunicado divulgado nesta 4ª feira (1º.jan.2020), Dujarric disse que o secretário-geral torce para que os testes não sejam retomados e que “a abordagem diplomática é o único caminho para uma paz sustentável”.
Na 3ª feira (31.dez.2019), durante conferência de 4 dias em Pyongyang, Kim Jong-un disse que “não há mais base para manter unilateralmente” o acordo de cessar os testes nucleares na Coreia do Norte.
A imprensa estatal da Coreia do Norte disse que o líder do país, Kim Jong-un, afirmou em uma sessão plenária do Comitê Central do governista Partido dos Trabalhadores que o mundo vai testemunhar a nova arma estratégica do país em 1 futuro próximo.
No discurso, Kim disse que os Estados Unidos prolongaram as negociações. Ele afirmou que falaram sobre retomada de diálogo apenas para passar o fim de ano sem problemas. “Os Estados Unidos, longe de responder com as medidas apropriadas, realizaram dezenas de grandes e pequenos exercícios militares conjuntos, que seu presidente prometeu pessoalmente interromper”, afirmou Kim.
Kim disse que seu país prometeu, em abril de 2018, que iria suspender testes de armas nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, mas que os EUA não suspenderam sanções em resposta. Ele ressaltou que os americanos permanecem hostis, realizando exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.
O líder norte-coreano deu a entender que há possibilidade de confronto potencialmente longo com os EUA.

×