Header Ads

Desafio 27 Dias Para Secar

Breaking News

Obrigatoriedade de check-in online com 72h de antecedência

 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou 1 projeto de lei que obriga companhias aéreas que atuam no Brasil a disponibilizarem o check-in online com 72 horas de antecedência ao voo.
A proposta tramita na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo. O PL ainda será analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Realizado o check-in, as companhias aéreas deverão disponibilizar o cartão de embarque eletrônico, imediatamente. Segundo o relator, Geninho Zuliani (DEM-SP), que recomendou a aprovação do projeto, “a medida contribuirá para a diminuição da prática de preterição de passageiro, conhecida como overbooking“.
É comum haver a pratica de ‘overbooking’ pelas companhias aéreas quando utilizam de bloqueios no sistema para os consumidores que compram tarifas econômicas, gerando assim constrangimentos e danos.”
Apesar de algumas companhias aéreas já oferecerem o check-in online, não há regulação sobre o assunto. “Dessa forma, sem nenhuma regulação, as companhias aéreas podem adotar medidas que prejudiquem os consumidores, e com esse projeto de lei tentaremos evitar mais danos ao povo brasileiro“, diz o relator.