Header Ads

Desafio 27 Dias Para Secar

Breaking News

Mais de 5 milhões de estudantes fazem 2º dia do Enem

3.nov.2019 - Estudantes se aglomeram em frente a universidade em São Paulo, um dos locais de prova do Enem 2019 - Vitor Pamplona/Colaboração para o UOL 
A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será aplicada hoje. O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro.
O Enem deste ano tem 5,1 milhões de inscritos, o menor número desde 2012 —quando 4,3 milhões confirmaram a inscrição. Em 2018, foram 5,5 milhões de inscritos confirmados.

Quais são as datas de provas?

As provas do Enem 2019 acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.
No primeiro dia de prova, os candidatos responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas, além de fazer a redação.
No segundo domingo, é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.

Que hora começa o Enem?

Horários
  • 12h: abertura dos portões.
  • 13h: fechamento dos portões.
  • 13h30: início das provas.
  • 15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões.
  • 18h30: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões.
  • 19h: término das provas.
Programe-se para chegar ao local de prova uma hora antes do fechamento dos portões, que acontece às 13h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados. Após o fechamento dos portões, ninguém mais entra.
A saída será permitida somente duas horas depois da aplicação do exame. Ou seja, às 15h30. Quem sair antes será eliminado.
É permitido levar o Caderno de Questões ao deixar a sala de provas após as 18h30. A prova termina às 19h.
Fique atento: o exame segue o horário oficial de Brasília. Portanto, quem mora em regiões que têm fuso diferente deve chegar ao local de prova no horário correspondente. Confirme qual será o horário local no seu estado.

Qual a diferença entre as cores dos cadernos de provas do Enem?

O Enem é aplicado em quatro cores: rosa, amarela, azul e branca. Não há diferença no conteúdo de uma prova para a outra: todos os cadernos trazem as mesmas questões.
A única diferença é a ordem em que os itens são apresentados. Os cadernos são distribuídos pela sala de modo a nenhum aluno ficar perto de outro que tenha a mesma cor de prova, diminuindo as chances de fraudes e "colas".
Fique atento: ao consultar o gabarito, preste atenção na cor de sua prova.

Quando sai o gabarito oficial?

O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro, três dias após o último domingo de prova. O material estará disponível no site do Enem, pelo aplicativo do Enem e no Portal do Inep. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.

O que levar para a prova do Enem 2019?

  • A única caneta permitida para a realização da prova é a esferográfica de tinta preta, com tubo transparente. As canetas azuis serão vetadas. Dica: leve mais de uma caneta, porque, se uma falhar, você tem outra como reserva.
  • Antes de sair de casa, veja se a documentação está em mãos. Só é permitido entrar na sala de provas com o documento de identificação.
  • RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação.
  • Não leve cópias (mesmo que autenticadas) ou versões digitais do seu documento. Se você perdeu o documento ou teve a documentação roubada, é só levar um boletim de ocorrência que tenha sido expedido pela polícia há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de provas.
  • O Cartão de Confirmação de Inscrição não é um item obrigatório no dia do exame, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade. É recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova.
  • É aconselhável levar a declaração de comparecimento, para casos em que seja necessário comprovar presença a terceiros nos dias de prova.

O que não pode levar para a prova do Enem 2019?

  • Lápis, lapiseira, borracha, corretivo, régua e calculadora;
  • Livros, impressos e anotações, manuais e cadernos;
  • Folhas ou bloco para rascunho --a própria organização da prova já os disponibiliza;
  • Dispositivos eletrônicos (celulares, smartphones, calculadoras, tablets, iPods, gravadores, relógios, alarmes, MP3, agendas eletrônicas, pendrive, entre outros);
  • Chave com alarme;
  • Artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Óculos escuros;
  • Armas de qualquer espécie;
  • Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Fique atento: antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens "proibidos". Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

E o celular?

É possível levar o celular, mas ele não poderá ser usado dentro do prédio de provas. Ao entrar em sala de aula, o candidato deve guardar o aparelho, desligado, em um envelope porta-objetos. O envelope deve ser lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.
Fique atento: em sala de aula, o participante é imediatamente eliminado se o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, como toque, alarme ou mensagem. A regra é valida mesmo que o aparelho esteja desligado e na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador.

Pode levar comida para o Enem?

O Enem é conhecido por ser uma prova longa, com duração de cinco horas, em média. Por isso, é recomendável levar bebidas e alimentos para ter energia e concentração durante a prova.

Quais lanches podem ser levados?

Não existe regra. Recomenda-se levar alimentos leves e de fácil manuseio.
O participante pode levar frutas, castanhas, sanduíches, doces, sucos e alimentos industrializados. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para se hidratar.
Fique atento: As embalagens dos lanches industrializados não precisam ser transparentes, mas deverão estar intactas (fechadas). Todos os alimentos passam por vistoria do aplicador da prova.

Pode usar o banheiro durante a prova?

O candidato pode ir ao banheiro durante o teste, desde que seja acompanhado por um fiscal de corredor.
Fique atento: o candidato não poderá sair para o banheiro com objetos nos bolsos. Caso contrário, poderá ser punido.