Header Ads

Breaking News

EUA planejam testar sistemas de câmera para substituir retrovisores

Mercedes-AMG GT Concept câmera retrovisor - Divulgação 

A Administração Nacional de Segurança das Estradas e Rodovias (NHTSA) dos EUA informou que planeja testar como motoristas poderiam utilizar câmeras para substituir os tradicionais espelhos retrovisores em automóveis, tecnologia que já é permitida em outros países.
O teste planejado pela organização examinaria o "comportamento de condução e execução de manobras de mudança de faixa" em carros com espelhos tradicionais e sistemas de visibilidade baseados em câmera, disse a NHTSA.
Em março de 2014, a Alliance of Automobile Manufacturers - um grupo comercial representando General Motors, Volkswagen AG, Toyota Motor e outros - juntamente com a Tesla pediu à NHTSA para aderir a sistemas de visão traseira ou lateral baseados em câmera. Uma petição semelhante foi apresentada pela Daimler AG em 2015, buscando aprovação para o uso da câmera em vez de espelhos retrovisores em caminhões pesados. Essas petições ainda estão pendentes.
A NHTSA disse em um relatório no ano passado que ainda estava estudando a questão. O novo teste se concentraria inicialmente em veículos de passeio e depois em veículos maiores.
Os fabricantes de automóveis costumam adicionar câmeras frontal e traseira para ajudar em manobras como as de estacionamento, mas alguns estão adicionando câmeras laterais para fornecer visibilidade sem espelhos tradicionais em outros mercados.
A Toyota começou a vender o Lexus ES no Japão no ano passado com câmeras para substituir espelhos laterais e foi seguida pela Volkswagen, que começou a vender seu modelo Audi e-tron com câmeras em vez de espelhos laterais na Europa em dezembro.
Ambas vendem versões destes carros nos Estados Unidos com espelhos tradicionais. A tecnologia já está aprovada na Europa e no Japão.
Sistemas sem espelho são "um exemplo de onde a tecnologia automotiva está à frente da curva legislativa" nos Estados Unidos, disse Mark Dahncke, um porta-voz da Audi.
O teste vem no momento em que as montadoras estão investindo em tecnologia e capacidade de condução autônoma.
A Tesla disse em outubro que havia ativado todas as oito câmeras externas em seus carros Model S, Model X e Model 3 fornecendo uma "visualização de 360 graus dos veículos ao redor", embora os carros ainda tenham espelhos tradicionais.