Header Ads

Breaking News

Veja como renovar a carteira de motorista pela internet em SP

Divulgação 

 
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (26) a renovação simplificada, via internet, da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
O serviço funciona para 85 cidades, entre elas a capital paulista, mas ainda sem outros grandes municípios como Guarulhos, Campinas e Santos. Segundo a autarquia, ele será expandido gradativamente. A lista completa pode ser conferida aqui.
Nesses municípios não será mais necessário se dirigir a uma unidade física de atendimento. O serviço reaproveita a última coleta biométrica do cidadão (foto, assinatura e digitais) e emite automaticamente a CNH, segundo o Detran.
Antes, o condutor precisava ir ao Detran para confirmar dados e biometria, voltava depois para entregar laudo médico e, por fim, retirar o documento. Agora, o agendamento de exames médico ou psicotécnico (esse último só se exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo) também pode ser feito pelo portal.
O motorista, no entanto, deve ir à clínica e também pagar a taxa de emissão e de envio pelos Correios, segundo o Detran. Assim, é possível receber o documento em casa.

Como renovar a CNH

  1. É preciso fazer login no portal do Detran e acessar a "Renovação Simplificada em Serviços Online", no topo da página inicial.
  2. Confirme os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (se necessário). Na capital, por exemplo, é possível escolher o melhor local para o exame.
  3. O sistema agenda os médicos e informa todos os dados dos profissionais, como nome, endereço e telefone. É importante guardar os dados, caso ocorra imprevistos e o motorista tenha que reagendar os exames por telefone com a clínica.
  4. As taxas de exame médico e psicotécnico são fixas e devem ser pagas diretamente aos profissionais.
  5. A taxa de renovação da CNH e o custo de envio pelos Correios são pagos, pelo número do CPF, em rede bancária ou via internet banking.
  6. O prazo para receber o documento em casa é de sete dias úteis, segundo o Detran.