Breaking News

Ator "vira" Mestre dos Magos em duas horas: os bastidores de "Caverna do Dragão"

Getty Images 

O comercial de "Caverna do Dragão", que tinha frustrado fãs que pensavam ser um filme, foi o vídeo mais visto no YouTube na última sexta-feira (24). Para ser fiel ao desenho que foi sucesso nos anos 80, o elenco enfrentou desafios maiores do que o Vingador.

O primeiro perrengue foi com a região escolhida para a gravação. O elenco passou oito dias em Salta, na Argentina, onde não chovia desde novembro. O clima árido e o solo arenoso seriam perfeitos para recriar o mundo de "Caverna do Dragão", mas uma forte chuva pegou a equipe de surpresa.

"De repente, caiu uma tempestade e todo mundo teve que correr para o ônibus. Choveu demais, aconteceu um milagre! Precisamos ficar mais um tempo para terminar de gravar", lembra Fhelipe Gomes, o Presto, ao UOL.
Caçulas fizeram "maratona" de episódios

Reprodução/Instagram
 
O ator de 17 anos lembrava vagamente do desenho quando fez o teste. Para se aprofundar no papel, reviu os 27 episódios na internet: "Vi a reprise da reprise da reprise. Não sabia que era tão sucesso para as gerações anteriores. Fui saber depois que eu pesquisei, para saber mais sobre o Presto. Fiz uma maratona de vídeos no YouTube. Várias pessoas postavam episódios de 'Caverna do Dragão' em 2019, antes do comercial!".

A mãe de Fhelipe Gomes e o pai de Thiago Doncev, intérprete de Bobby, ajudaram os filhos a explicar o que foi o sucesso da animação no "Xou da Xuxa". "Eu era doente pelo desenho, assistia todos os dias. Meu filho acompanhou pela 'TV Globinho', mas quando falaram do teste ele não lembrava", conta Fábio Doncev.

Tacape de sete quilos.

Reprodução/Instagram
 
A produção do comercial encontrou em um surfista mirim o Bobby perfeito. Thiago Doncev, de 11 anos, tinha o físico necessário para segurar o tacape de sete quilos que acompanha a caracterização do personagem. O atleta voltou ao Brasil com outros planos, mas o pai fez um alerta.

"Ele falou: 'Pai, quero ser ator, não quero mais ser surfista'. Falei que foi o surfe que o levou até o comercial. Ele: 'Dá para fazer os dois?'. Dei exemplos do Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial e que antes fez 'S.O.S. Malibu'. Kadu Moliterno é surfista e ator. Nuno Leal Maia e o pessoal da série 'Juacas' também", recorda Fábio Doncev.

Uni quase foi cavalo

Uni, o unicórnio que acompanha Bobby na animação, foi inserido na pós-produção com efeitos 3D, mas seria um equino de verdade. A equipe chegou a levar para o set de filmagem uma espécie de "cavalo anão", diferente de um pônei. Pouco antes de iniciar a gravação, porém, os profissionais voltaram atrás e não acharam certo usar o animal.

Ator "virou" Mestre dos Magos em 2 horas

"Sou muito mais novo do que o Mestre dos Magos", refletiu Giovanni Venturini quando se preparava para o papel no comercial. O ator de 27 anos, portador de nanismo, ficou chocado ao se ver caracterizado como o sábio de "Caverna do Dragão". O processo de "envelhecimento" levou duas horas.

"Foi um processo meio claustrofóbico, mas interessante. Eu tive que ir à Argentina para fazer o molde e fiquei uma hora com um produto no rosto, sem abrir os olhos nem falar. Foi um exercício de concentração, de respiração para ficar tranquilo. Para montar no dia da filmagem, demorei uma hora entre roupa, maquiagem e máscara", explica.

Com máscara facial e quatro camadas de roupa, o ator precisou da ajuda da produção para beber água e suportar o calor escaldante do deserto argentino.

"A equipe era muito prestativa, sempre tinha alguém com canudinho, porque eu não conseguia abrir muito a boca. Beber água era só com canudinho. Ficavam com um leque me abanando, porque estávamos filmando em um lugar árido, muito quente. A máscara era muito quente e eu estava suando bastante por dentro por causa da roupa", revela.

Dublagem

Dublador de Vingador em "Caverna do Dragão", Orlando Drummond, 99 anos, topou repetir as falas e dar as risadas maléficas do vilão para o comercial. Mestre dos Magos também foi dublado. Como os donos das vozes da década de 1980 morreram (Ionei Silva e Miguel Rosenberg), a equipe escalou Walter Cruz, que aproximou sua voz à dos ex-colegas.

Vingador "argentino"

Os intérpretes de Diana e Hank, franceses, não foram os únicos atores estrangeiros do comercial. O Vingador foi interpretado por um ator argentino, de aproximadamente 55 anos e "uns dois metros de altura", segundo quem esteve presente na gravação. Mas ele era tão introspectivo que nem se apresentou ao time brasileiro.

"O cara não sorri. Ele é o Vingador mesmo! Eu falava em espanhol e ele não respondia. Era só 'sí', 'no'. O pessoal do elenco tinha medo dele. Ele lembra o Hulk Hogan [lutador de luta livre norte-americano], mas este era simpático", compara um integrante da equipe.