Header Ads

Breaking News

Stratolaunch, o maior avião do mundo, realiza seu primeiro voo

Twitter/Divulgação 

O Stratolaunch, o maior avião da história, realizou seu primeiro voo neste sábado (14) em Mojave, cidade no deserto da Califórnia. Desenhada para lançar foguetes direto do céu, a aeronave gigante decolou às 11h (de Brasília) e durou por duas horas e meia, segundo a empresa. Tudo correu bem na aterrissagem.

O voo correu conforme o esperado, com o avião atingindo velocidade máxima de cerca de 304 km/h e a altitude de 15 mil pés (4,57 km). Nenhum foguete esteve acoplado na aeronave, que pode atingir altitude de 35 mil pés para então soltar os dispositivos que irão à órbita da Terra.

"O voo teste foi suave, que é exatamente o que você quer que um primeiro voo seja. O avião voou bem parecido com o que tinha simulado e como tínhamos previsto", relatou Evan Thomas, piloto encarregado da missão.

Não era um voo qualquer, já que o Stratolaunch tem uma envergadura de 117 metros e pesa 226,7 toneladas. A título de referência, o Airbus A380, maior avião comercial do mundo, tem 80 metros de envergadura e pesa 125,1 toneladas.

Fundada em 2011 por Paul Allen, cofundador da Microsoft que morreu em 2018, a empresa demitiu mais de 50 funcionários há três meses e cancelou uma iniciativa de desenvolver seus próprios foguetes.

Com o sucesso do evento deste sábado, o executivo-chefe Jean Floyd citou Allen e o agradeceu. "Sem dúvida, ele teria ficado excepcionalmente orgulhoso de ver sua aeronave tomar voo", disse.

Floyd também afirmou que "foi um momento emocionante" para ele "assistir esse pássaro majestoso voar". Embora a empresa gerida por ele tenha cancelado os planos de montar seu próprio foguete, ela já tem como cliente a Northrop Grumman, que planeja usar o Stratolaunch para lançar o foguete Pegasus XL ao espaço.

Depois do teste com o avião deste sábado, a Stratolaunch (empresa) não revelou quais serão os próximos testes do projeto.