Breaking News

Anda desanimado? Veja 8 alimentos que ajudam a melhorar o humor

 

Alimentação e bom humor são dois assuntos muitos próximos. Por exemplo, você já sentiu que estar com fome te deixa mais irritado ou rabugento? Tem explicação: o cérebro associa a escassez de nutrientes ao perigo e à luta pela sobrevivência. O órgão consome entre 20 a 25 da taxa metabólica corporal total, por isso o consumo de alimentos para um estado nutricional adequado é muito importante para seu funcionamento e a saúde mental.

Além disso, os neurotransmissores do cérebro --substâncias que atuam na interconexão entre os neurônios e atuam em nossas emoções – precisam dos nutrientes certos para serem produzidos.

Por isso mesmo, o que colocamos no nosso prato tem uma relação direta com os nossos sentimentos e podem até influenciar em quadros como depressão e ansiedade. O UOL VivaBem separou os alimentos que você deve consumir ou não para melhorar seu humor. Lembrando que eles devem ser associados a uma alimentação balanceada e não substituem nenhum tratamento médico para doenças emocionais mais sérias.

A lista foi elaborada com ajuda da psiquiatra Ana Paula Carvalho, coordenadora da Liga da Depressão da USP (Universidade de São Paulo); e da nutróloga Maria Del Rosário, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Banana
A fruta é uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor encarregado pela regulação do sono e do humor. A deficiência em triptofano desencadeia o humor deprimido, a irritabilidade e agressividade, enquanto uma alimentação rica neste aminoácido ajuda a combater e prevenir estados de ansiedade, depressão, estresse, insônia e compulsão alimentar.

Peixes
Os peixes gordurosos, como salmão, truta, sardinha, atum, arenque e cabala, aportam gorduras essenciais, como o ômega 3, que o corpo não consegue produzir sozinho e protegem a estrutura da membrana celular e os neurônios. Também fornecem proteínas, triptofano, tirosina, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todos nutrientes favoráveis ao cérebro.

Verduras verde escuras
Prefira especialmente brócolis e espinafre, devido ao alto conteúdo de folato e betacaroteno que, junto à vitamina C, potássio, esteróis, luteína, zeaxantina, cálcio e ferro, agem de forma sinérgica para o bom funcionamento do cérebro.


Abacate

A fruta é rica em gorduras boas, que ajudam a reforçar a estrutura da membrana celular dos neurônios. Além disso, a vitamina E, magnésio e folato são todos nutrientes com propriedades interessantes para os neurotransmissores do cérebro.


Oleaginosas (castanhas e nozes)
Priorize principalmente as castanhas e nozes, que são ricas em selênio, importante mineral para prevenção e tratamento de depressão e na redução do estresse, além de vitamina E, ácido alfalinolênico e ácido elágico.

Leguminosas
Feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha são fontes importantes de vitaminas do complexo B, fundamentais para o cérebro e a síntese de acetilcolina, neurotransmissor importante para funções de memorização.

Chocolate amargo com 70 de cacau
Por meio do triptofano e da feniletilamina, este tipo de chocolate estimula a liberação de serotonina, endorfina, anandamida e teobromina, substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e melhoram a disposição e o humor.

Água
Líquido essencial para nossas vidas, pois transporta os nutrientes e executa a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. A desidratação pode levar a déficit cognitivo e quadros de confusão mental.

Melhor evitar

Bebidas alcoólicas
O álcool reduz os estoques de vitamina A, B e C, zinco, magnésio e ácidos graxos essenciais, deprimindo partes do cérebro que controlam comportamentos, além de debilitar os sentidos e interferir na coordenação motora. O consumo excessivo e constante pode diminuir a memória, causar depressão e provocar danos irreversíveis ao cérebro.


Fast-food
Os nutrientes são retirados para a comida ter mais validade, o que a torna uma fonte de nada além de gorduras ruins. Como regra: quanto mais um alimento industrializado dura, mais prejudicial será para a saúde e para o humor.


Refrigerantes
Nulos em nutrientes importantes para o cérebro, quando consumidos em excesso roubam minerais do organismo. Os aditivos e corantes podem causar alterações de comportamento em médio prazo.