Breaking News

O que não fazer nas redes sociais.


É interessante saber que as redes sociais são ferramentas importantes para compartilhamento de informações, entretenimento, contatos profissionais e muito mais. Mas muitas práticas não são recomendadas e devem ser evitadas nesse ambiente. O que você anda fazendo online?

Reclamar do chefe ou do trabalho

Mesmo que seu perfil seja absolutamente pessoal e você sinta-se à vontade pra falar sobre tudo, é preciso tomar cuidado. Falar mal do seu emprego ou patrão é completamente inadequado nas redes sociais. Mesmo quando o chefe não está na lista de amigos ou está bloqueado para visualizar a publicação, um colega de trabalho pode encaminhar a mensagem para o superior hierárquico.
Mesmo que esse comentário não prejudique seu trabalho atual, existe a possibilidade de atrapalhar seus planos futuros. Um potencial empregador pode desistir de contratar uma pessoa que fala mal dos chefes e do trabalho na internet.

Postar fotos inadequadas

Não dá para ser engraçado o tempo todo e para todo mundo. Colocar aquela foto sua pagando mico com os amigos, bebendo nas festas e usando sua roupa de praia preferida é uma péssima atitude. Bloqueie essas imagens e esteja certo de que apenas seus amigos possam visualizá-las. As redes sociais são seu cartão de visitas no mundo digital. Pense nisso.

Adicionar desconhecidos

Tem gente que sai adicionando pessoas apenas para ter mais amigos e exibir uma rede com várias conexões. Adicionar alguém impulsivamente pode conectá-lo a um contato inconveniente. Ao convidar alguém para sua rede, é interessante enviar uma mensagem de apresentação. É uma maneira sutil de informar quais interesses, em sua opinião, vocês podem ter em comum.

Comentários sobre times, religiões e política

Resista à tentação de fazer postagens sobre assuntos que geram polêmica, principalmente esses três. Já houve casos de demissões no alto escalão de empresas brasileiras por esse motivo.

Escrever textos longos

Escreva em tópicos e textos de fácil leitura. Caso tenha informações mais detalhadas sobre aquele assunto, indique um link para o site.

Abandonar o perfil

Abandonar o perfil, sem atualização de cargo, curso e informações em geral, pode afastar suas conexões.

Criar um perfil sem foto

Há pessoas que criam perfis nas redes sociais mas não confiam suficientemente nelas para adicionar uma foto pessoal. Isso é um erro, pois o objetivo da rede é ser visto. Se você adicionar uma foto, será sete vezes mais provável que as pessoas entrem em contato, segundo estatísticas do LinkedIn, rede social de contatos profissionais.

Compartilhar uma oferta de emprego

Muitas oportunidades de emprego são confidenciais. Então, se você recebeu um convite para trabalhar em uma empresa, não saia comemorando ou espalhando em seus perfis nas redes sociais. Se o profissional quebrar a confidencialidade logo de cara, o empregador pode considerar que a pessoa não é digna de confiança e desistir da contratação por esse motivo.

Deixar comentários desagradáveis de colegas no perfil

Quase todo mundo tem aquele amigo, tio ou prima que gosta de fazer comentários sobre quanto você gosta de tomar cerveja, sobre momentos íntimos em família ou sobre algum momento embaraçoso que você viveu. Por isso, faça sempre a manutenção dos recados que seus contatos deixam e, se necessário, apague-os, sem sentir remorso.