Breaking News

Não é plana! Google Maps agora mostra a Terra em seu verdadeiro formato

 

A Google finalmente está deixando de utilizar a projeção de Mercator em seu serviço de mapas! Após anos utilizando o formato plano que é extremamente impreciso para manter as formas originais dos continentes e que destacava em grande excesso o hemisfério norte, agora a Gigante das Buscas troca a Terra plana pelo bom, velho e correto globo terrestre.
Com a adoção deste detalhe que pode ser pequeno, mas que faz muita diferença, o nosso planeta mantém os formatos e tamanhos com maior exatidão do que qualquer outra projeção. Antes, por exemplo, a Groenlândia tinha praticamente o mesmo tamanho de todo o continente africano e também da América do Sul, agora todos os usuários podem ver o tamanho original da maior ilha do mundo.



Enquanto a África possui aproximadamente 30.370 milhões de quilômetros quadrados, a área da Groenlândia conta com "míseros" 2.166 milhões de quilômetros quadrados, o que definitivamente é muito (muito) menor.
Além dos formados e tamanhos corretos dos continentes, a projeção em globo também é mais precisa por mostrar o nosso planeta do jeito que ele é de verdade: um globo e nada mais do que isso.
Você já pode acessar a novidade pelo site do Google Maps e diminuir o mapa com zoom - até a esfera surgir ao invés da errônea Terra plana. O aplicativo para smartphones deverá ser atualizado nos próximos dias.