Breaking News

Mitos e verdades sobre economizar combustível

Resultado de imagem para Mitos e verdades sobre economizar combustível 

É interessante saber que existem muitos mitos e verdades sobre economizar combustível que ouvimos por aí e nem sempre sabemos em que devemos acreditar. E com o alto preço dos combustíveis não tem como ficar na dúvida, não é mesmo? Veja agora o que é verdade ou não em 7 mitos e verdades sobre economizar combustível que você precisa saber!
Ter um carro exige alguns cuidados especiais, especialmente quando o tema da conversa é redução de gastos com combustível, já que o valor do combustível está bem alto. Existem muitos artigos na internet que ensinam maneiras de como economizar neste aspecto, mas nem todos são verídicos.
Para esclarecer melhor esse assunto, preparamos um artigo com os mais importantes mitos e verdades sobre economizar combustível. Acompanhe e veja o que realmente funciona e quais são as mentiras contadas a respeito desse assunto.

Veja os mais conhecidos mitos e verdades sobre economizar combustível

1 – Conservar os pneus calibrados ajuda a gastar menos combustível? Verdade!

Preservar os pneus devidamente calibrados faz com que a pressão dentro deles evite o aumento do atrito do veículo com o solo, o que promove ao veículo um consumo menor de combustível.

2 – Deixar o veículo em ponto morto promove economia? Mito!

Além desta ser uma prática altamente perigosa, manter o veículo desengrenado não promove nenhuma diminuição no combustível. Simplesmente porque manter o veículo engrenado faz o veículo entender estar em um declive, logo, o motor não oferece nenhuma força para locomover o veículo.

3 – O uso do ar condicionado aumenta o gasto do combustível? Verdade!

Esse é um tema sempre abordado quando a pauta são verdades e mentiras sobre economizar combustível. E a verdade é que sim, o ar condicionado eleva o gasto de combustível. Isso se deve ao fato dele usar energia promovida pela queima do combustível para seu funcionamento.

4 – Combustível aditivado rende mais? Mito.

O papel do combustível aditivado não é promover um maior rendimento, mas sim para conservar o motor do veículo limpo, já que esse tipo de combustível conta com aditivos adstringentes.

5 – Manutenção em dia evita consumo desnecessário? Verdade!

Cuidar da parte mecânica do seu veículo evita que o motor acabe utilizando mais combustível do que o necessário para se locomover. Portanto, tenha as revisões veiculares sempre em dia.

6 – Óleo de motor mais espesso protege o motor e economiza combustível? Mito!

Além deste ser um mito muito disseminado e antigo, também é algo prejudicial ao motor do carro. O óleo a ser usado no carro deve sempre ser aquele indicado pela montadora. Atualmente, a maioria deles são os semissintéticos ou sintéticos. Quanto menos viscoso for o óleo, mais solto e com menos emprego de força o motor trabalhará.

7 – Viajar com as janelas abertas gasta mais combustível? Verdade!

Andar a uma velocidade de 80 km/h ou maior, com as janelas abertas, faz o ar que adentra o veículo diminuir a aerodinâmica do carro, promovendo um maior gasto de combustível. Por isso, o mais recomendado na estrada é deixar as janelas fechadas e o ar condicionado ligado.
Existem muitos mitos e verdades sobre economizar combustível que circulam pela internet, mas, com este artigo o uso do bom senso fica simples saber com mais certeza o que funciona e o não deve ser feito.