Breaking News

7 magníficos benefícios do abacaxi

 

Embora poucas pessoas saibam todos os benefícios do abacaxi, esta fruta é sem dúvida o grande símbolo dos países tropicais, sempre denotando frescor (e sabor) para as estações mais quentes do ano.

Para saber a respeito dos benefícios oferecidos por esta fruta assim como otimizar o preparo dela, confira nosso post.
Lista de benefícios do abacaxi
1 – Fortalece a imunidade natural

Um dos principais benefícios desta fruta trata-se de ela fortalecer as defesas imunológicas do organismo, contribuindo para evitar uma série de doenças causadas por bactérias, fungos e vírus.

Sendo rico em vitamina C, o abacaxi inibe o aparecimento de gripes, resfriados e até mesmo auxilia no tratamento natural de doenças mais graves como pneumonia e bronquite.
2 – Desintoxica o corpo

O suco de abacaxi, tanto puro quanto misturado com outras frutas ou folhas, é a melhor recomendação para quem deseja desintoxicar o organismo e eliminar as impurezas do fígado.
3 – Hidrata o organismo

Por conter grande quantidade de água, esta fruta auxilia muito na hidratação do organismo, sobretudo durante os períodos mais quentes do ano, quando naturalmente o corpo perde muito líquido.
4 – Facilita a digestão

Entre os benefícios do abacaxi, é impossível deixar de mencionar o papel que ele exerce no processo digestivo.

Graças ao alto teor de fibras presentes nesta fruta, ela evita a formação de gases, melhora o trânsito intestinal e inibe outras complicações nesta região, como por exemplo, inflamações.
5 – Auxilia no emagrecimento

O abacaxi tem a combinação perfeita para quem deseja perder peso com saúde. Confira a receita do suco detox de abacaxi para queima gordura.

A fruta é rica em fibras, água e possui baixo valor calórico. Exatamente por esta razão, ela é muito bem vinda no cardápio diário, consistindo numa das melhores (e mais leves) opções de sobremesa.
6 – Favorece a pele

Graças à alta quantidade de vitamina C presente no abacaxi, o consumo regular desta fruta estimula a produção de colágeno, uma substância essencial para manter a saúde da pele.

Em outras palavras, o abacaxi contribui para hidratar a pele, combater a oleosidade e inibir os efeitos próprios do envelhecimento (rugas, manchas etc).
7 – Previne o câncer

Em virtude das diversas vitaminas e minerais presentes no abacaxi, essa fruta exerce um papel primordial na prevenção e combate ao câncer, uma enfermidade que afeta milhões de pessoas em todo planeta.

Por evitar a inflamação das células e também por auxiliar o organismo na eliminação de toxinas, ele coopera tanto para evitar quanto para inibir a ação de tumores já existentes.
Como aumentar o consumo diário de abacaxi?

Os benefícios do abacaxi apontados acima demonstram como é importante adotar o consumo regular desta fruta. Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

Comprar abacaxi de boa qualidade, descascando-o e picando-o de uma vez para que seja armazenado na geladeira e utilizado em porções no decorrer da semana. Isso facilita bastante o uso e consumo;
Os pedaços de abacaxi, além de serem usados no preparo de sucos, shakes, vitaminas, smoothies etc, também poderá ser acrescentado na elaboração de saladas frescas;
Essa fruta é muito indicada para lanches mais leves no decorrer do dia, podendo ser ingerida com iogurte natural, granola etc.

Salada tropical de manga com abacaxi

Ingredientes

½ maço de alface americana;
½ maço de rúcula;
1 manga madura picada em cubos;
½ abacaxi descascado e picado em cubos (sem o miolo);
2 colheres de sopa de azeite extravirgem;
Sal a gosto.

Preparo

Lavar bem as folhas (alface e rúcula), deixando-as adequadamente higienizadas com água e vinagre;
Escorrer bem as folhas e colocá-las em uma vasilha grande (própria para saladas);
Adicionar a manga e o abacaxi já picados;
Colocar o sal e o azeite, mexendo bem até que todos os ingredientes fiquem bem misturados;
Servir esta salada ainda fresca.

Este é apenas um exemplo das muitas receitas pelas quais é possível usufruir de todos os benefícios do abacaxi. Portanto, vale à pena usar a criatividade para combinar esta fruta com muitos outros pratos.