Breaking News

Será que uma maçã pode substituir a escovação ?

 

Você já ouviu a teoria de que comer uma maçã pode ajudar na limpeza dos dentes? Para muitas pessoas, não passa de crença popular. Mas existe um fundo de verdade nisso tudo.
Muito nutritiva e uma ótima saída para matar a fome entre as refeições, a mação também possui uma utilidade curiosa. Parece até piada, mas a maçã pode funcionar na remoção da sujeira dos dentes em algumas situações.
Além do atrito gerado pela mastigação, a fruta é rica em fibra e algumas características químicas, que fazem com que ela seja tratada como um alimento “detergente”. Ela pode ser uma ótima opção para quando você estiver sem uma escova por perto.
Outras formas de limpar os dentes com alimentos
Mas também existem outros alimentos que ajudam da mesma forma. Pera, cenoura, melancia, e acelga, podem ser aliadas em uma emergência bucal. Os enxaguantes bucais também podem salvar a limpeza dos dentes em casos urgente.
Mas não vá pensando que ela é uma substituta para a escovação diária. Confira o que uma especialista tem a falar sobre o assunto: “A maçã serve mais como solução provisória. Jamais devemos substituir a higienização convencional pela ingestão de alimentos detergentes”, diz Yara Moura Brasil, cirurgiã-dentista.
A fruta possui vantagens, mas também deixa áreas sem a limpeza correta. Além de não remover a placa bacteriana, a maçã não alcança uma região crítica, próxima à gengiva. Ela também não limpa entre os dentes, onde existe um maior acúmulo de alimentos.
Também é importante lembrar que a própria maçã pode causar problemas bucais, pois possui agentes ácidos e açúcar. Depois de fazer a limpeza emergencial com ela, precisaremos de uma escovação com escova e creme dental em algumas horas.
No final das contas, é bom ouvir os especialistas. É ótimo ter uma maçã por perto em uma situação urgente, mas ela nunca irá substituir a escovação completa, com pasta, escova e fio dental.