Breaking News

Saiba mais sobre o kefir, os bichinhos do iogurte

Kefir faz bem e é barato. | Foto: Reprodução 

Você pode não saber o que é kefir, mas já deve ter ouvido falar dos bichinhos do iogurte. Lembrou? A substância que tem aspecto de uma massa branca e gelatinosa é uma colônia de bactérias e leveduras transforma o leite em uma bebida probiótica de diversos benefícios.
Segundo a nutricionista esportiva Ana Paula Martone o consumo do leite fermentado pelo kefir está relacionado ao aumento da imunidade.
Nosso sistema digestivo é composto de diversos microorganismos benéficos para a saúde. A nutricionista explica que, devido ao consumo de certos alimentos como os industrializados, farinha branca e açúcar branco, a população destes microorganismos diminui e aumenta o número de bactérias nocivas. As bactérias e leveduras presentes do kefir repovoam o intestino.
“O kefir repara o intestino e as células intestinais absorvem melhor as vitaminas e minerais e aumentam a produção de hormônios que auxiliam na imunidade”, explica Ana Paula. Além disso, os microorganismos bons permitem que os alimentos fermentem no intestino, o que gera ácidos que auxiliam na produção hormonal.
A reestabilização da produção hormonal acaba por auxiliar em vários processos metabólicos proporcionando melhoras que todos procuramos ultimamente. “A fermentação libera ácidos de cadeia curta, que agem no cérebro e auxilia na diminuição da ansiedade e da depressão e melhoram o sono”, enumera a nutricionista.
Kefir é esta massa branca de aparência gelatinosa composta de bactérias e leveduras benéficas. | Foto: Reprodução 

Ana Paula ressalta o custo benefício do kefir, que é bem melhor se comparado aos produtos fermentados comercializados. O leite fermentado pelo kefir contém mais bactérias que o iogurte, além de possuir leveduras, que este não tem.
As mudas de kefir são doadas por pessoas que as cultivam. Você pode conseguir o seu em comunidades do Facebook destinadas à substância. Pode até ser que você conheça alguém que já os cultive.

Como usar o kefir

Para fermentar o leite, coloque os grãos de kefir em leite integral frio, de preferência do tipo A de saquinho. Se conseguir leite in natura, melhor ainda. O leite pode ser de vaca, cabra, ovelha, búfala ou outro leite de origem animal. Duas colheres das de sopa são suficientes para fermentar 1 litro de leite. Acondicione o leite em recipiente de vidro e cubra com um pano, sem vedar.
Depois de fermentado, os grãos devem ser coados e reservados para nova fermentação. O leite fermentado pode ser consumido em vitaminas, saborizado ou em receitas frias. É aconselhado o consumo de pelo menos 200 ml do leite fermentado diariamente.
O tempo de fermentação pode ser de 12, 24 ou 36 horas, depende da proporção de leite e kefir, da temperatura ambiente e do resultado desejado. Menor quantidade de leite, temperaturas elevadas ou maior tempo resultam em um produto com teor mais ácido.