Breaking News

Benefícios da Banana Verde Para a Sua Saúde

 

Ainda que muitas pessoas desconheçam os benefícios da banana verde, este item tem sido a grande sensação das dietas tanto para pessoas que desejam emagrecer quanto aquelas que simplesmente desejam adotar uma alimentação mais saudável. Para saber por que adotar o consumo deste alimento é tão vantajoso para a saúde, fique de olho no nosso post.

1 – Auxilia no emagrecimento
Graças a uma substância chamada de amido resistente, a banana verde é tida como uma grande aliada no processo de emagrecimento.

O motivo disso é que este amido contém baixo índice de carboidratos e calorias, sendo rico em fibras. Ou seja, trata-se da combinação perfeita para aumentar a saciedade e naturalmente equilibrar o apetite.

2 – Regula as funções intestinais
Também graças ao amido resistente e às fibras, a banana verde regula o intestino, evitando problemas como diarreia, prisão de ventre, constipação, hemorroidas, infecções intestinais e até mesmo o câncer no intestino.

3 – Controla a glicose
Sobretudo para os pacientes que sofrem de diabetes ou as pessoas que apresentam índices glicêmicos um pouco mais elevados, o consumo desta banana é ainda mais indicado já que ela ajuda no controle dos níveis de glicose presentes na corrente sanguínea.

4 – Diminui o colesterol e fortalece o coração
Outro dos importantes benefícios da banana verde trata-se do papel que ela desempenha na prevenção e combate ao colesterol ruim, o perigoso LDL.

Em virtude das substâncias presentes na banana ainda verde, ela funciona como uma “vassoura” na corrente sanguínea, ajudando a eliminar a gordura acumulada nas paredes das artérias.

Exatamente por contribuir para a saúde das artérias, o consumo regular de banana verde diminui os riscos de infarto e derrames.

5 – É uma excelente fonte de energia
Benefícios da banana verdeSave

Principalmente no caso de pessoas que praticam atividade física com frequência, o consumo de banana verde torna-se ainda mais benéfico, sendo recomendado no preparo de shakes pré ou pós-treino.

Esses shakes fornecem alta dose de energia sem comprometer os resultados do emagrecimento, já que a banana verde possui proteína e baixo índice de carboidrato.

6 – Fortalece os ossos
Outra vantagem quanto ao consumo de banana verde diz respeito ao fato de ela favorecer a absorção dos nutrientes contidos nos alimentos, entre eles o cálcio.

Por este motivo, o consumo regular dessa banana contribui para fortalecer ossos e dentes, assim como atua na prevenção da osteoporose e demais enfermidades ósseas.

7 – Favorece o humor
Pelo fato de a banana conter excelente quantidade de triptofano e vitamina B6, o consumo deste alimento favorece a síntese da serotonina, um neurotransmissor crucial para a sensação de bem-estar, contribuindo para o bom humor.

Como usufruir dos benefícios da banana verde?
Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo consumo da banana verde é possível ingeri-la em forma de farinha ou biomassa (quando a banana verde é cozida).

RECEITAS DE FARINHA DA BANANA VERDE

Uma das formas de se utilizar a farinha de banana verde é adicionando-a em receitas de bolo de farinha de banana verde. Para isso, basta substituir a quantidade de farinha convencional qual é utilizada para fazer a sua receita preferida de bolo de banana pela farinha de banana verde. Você deve utilizar a farinha de banana verde equivalente a 80% da normal. Por exemplo, se a receita pede 100g de farinha, utilize apenas 80g da farinha de banana verde.

Na maioria das receitas a quantidade de farinha é de 1 xícara de banana verde acrescentada de 1 xícara de farinha branca, integral, amido de milho (maisena) ou farinha de arroz (estas duas ultimas podem ajudar a deixar a massa mais leve), depois é só levar ao forno.

BARRINHA DE CEREAL

As barrinhas de cereal são práticas de serem levadas para qualquer lugar. Caem muito bem à tarde ou quando você precisa fazer aquele lanche rápido. O bom da receita à seguir, é que ela é adaptável, você pode acrescentar ou retirar frutas secas e as sementes que preferir. Confira:

INGREDIENTES

1 xícara de aveia em flocos;
1/3 de xícara de farinha de banana verde;
¼ de xícara de frutas secas;
2 colheres de mel;
3 colheres de óleo de coco;
2 colheres de manteiga de amendoim (ou outra manteiga de sua preferência);
3 colheres de nozes picadas.

MODO DE PREPARO

Em um recipiente misture os ingredientes secos: farinha, aveia e nozes.
No preparo, bata, após misturar, reserve.
Leve a manteiga de amendoim ao microondas, juntamente com o mel e o óleo de coco. Aqueça por 25 segundos, para derreter.

Misture com os ingredientes secos, até que encorpore bem. Dê alguns minutos até que descanse;
Coloque em forma com papel vegetal e leve ao freezer por 4 horas.
Após ter endurecido, corte as barrinhas do tamanho que desejar.

PANQUECA COM FARINHA DE BANANA VERDE

As panquecas são ótimas para o café da manha. Ficam ótimas acompanhadas de mel, calda de mapple, geléias ou o que preferir. A receita é bastante saudável e deliciosa.

INGREDIENTES
1 ovo
3 colheres de óleo de coco
1 xícara de farinha de banana verde
1 copo de leite vegetal, ou de vaca. Recomendamos o leite de amêndoas.
1 colher de fermento
1 pitada de sal e de açúcar ou stévia
MODO DE PREPARO
Junte todos os ingredientes e bata no mixer ou liquidificador, até os ovos.
Aqueça a frigideira e prepare cada panqueca colocando um pouquinho da massa na forma untada com óleo de coco.
Vire a panqueca, aquecendo-a dos dois lados até dourar. Sirva com o acompanhamento de sua preferência.
SHAKE DE FARINHA DE BANANA
Gostosa e prática, a receita é ótima para ser feita no café da manhã ou quando você estiver com preguiça de algo mais elaborado.
INGREDIENTES
1 copo de leite de soja gelado;
2 colheres de farinha de banana verde;
1 pera madura;
½ maçã;
Canela a gosto.
MODO DE PREPARO
Basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Sirva em seguida, você pode adicionar gelo se preferir ou até mesmo algumas outras frutas. Caso queira, pode misturar em água ou água fervente caso prefira.